Cirurgia da Vesícula Biliar

Cirurgia da Vesícula Biliar

A vesícula é uma pequena bolsa localizada abaixo do fígado, sua principal função é armazenar a bile, um líquido produzido pelo próprio fígado que tem cor amarela meio esverdeada, rico em colesterol, pigmentos e bicarbonato. A bile por sua vez é uma substância que auxilia na digestão das gorduras da alimentação.

O que é Colelitíase - Pedra na vesícula? As pedras na vesícula, chamadas de colelitíase ou cálculo biliar, surgem quando ocorre um desequilíbrio entre a quantidade de água e as substâncias presentes na bile. A pedra pode surgir quando a quantidade de água retirada da vesícula biliar for excessiva ou quando a quantidade de substâncias na bile, como colesterol e pigmentos, estiver em quantidades exageradas, tornando-a saturada.

Problemas decorrentes devido a pedra na vesícula: A colecistite é a inflamação da vesícula biliar que ocorre normalmente após obstrução frequente da mesma por uma pedra. A vesícula obstruída fica mais suscetível a infecções e inflamações. A pancreatite biliar, sua principal causa é a formação de cálculos biliares, caracteriza-se por um processo inflamatório intenso, que provoca aumento do pâncreas, devido ao edema local. O principal sintoma é dor abdominal intensa, quase sempre de início abrupto. Cerca de 20% dos casos, pode ser grave, havendo risco de vida.

A colelitíase é um importante fator de risco, para o câncer de vesícula biliar, na presença de cálculos grandes. Também pode proporcionar a migração dos cálculos para o colédoco, podendo ocasionar a colangite (infecção grave da via biliar) e obstrução biliar. No entanto, nem todos os casos de pedra da vesícula biliar apresentam indicação cirúrgica. Nossa equipe realiza a cirurgia da vesícula biliar (colecistectomia) por vídeo, inclusive com técnicas mais modernas como a minilaparoscopia.